O Brasil acordou e gritou "Fora Lula"

A grande impresa ignorou, fez de conta que não existiu. Mas as redes sociais ainda são livres, apesar de um projeto de lei do governo que implanta a censura na internet. Por isso, não deu para esconder as enormes manifestações, feitas no país inteiro, de Rondonia ao Rio Grande do Sul, pedindo a cassação de Lula.

No feriado de 15 de novembro as pessoas perderam o medo e voltaram às ruas em cidades como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Recife, Salvador, Goiania, Porto Alegre e Belo Horizonte para pedir o impeachment do presidente Luiz Inácio da Silva (PT), urnas eletrônicas com voto impresso, liberdade de opinião e limite para o STF.

Natal, Florianópolis, Cuiabá, Fortaleza, e Vitória também tiveram grande presença de público. Em São Paulo, os manifestantes se reuniram inicialmente na Avenida Paulista, mas enfrentaram dificuldades por causa de mudanças de última hora no local autorizado pela PM para a concentração. O protesto teve início por volta das 14h30.

No Rio de Janeiro, milhares de pessoas de verde e amarelo inundaram a orla da praia de Copacabana, próximo à rua Miguel Lemos. O ato começou por volta das 9h30, mas alguns participantes tiveram problemas com a Guarda Municipal, que tentou tomar as bandeiras do próprio país.

Em Belo Horizonte, a reunião aconteceu na Praça da Liberdade pela manhã. A manifestação em Brasília ocorreu no Eixão, que fica fechado nos feriados. Imagens na rede social X mostraram o desembargador aposentado Sebastião Coelho, que ficou famoso ao falar que os ministros do STF são “as pessoas mais odiadas deste país”.

Florianopolis reuniu uma multidão na avenida principal. Salvador viu milhares de pessoas reunidas no Farol da Barra,, que depois sairam em passeata na direção de Ondina. Os político evitaram participar para evitar acusações de campanha eleitoral, mas divulgaram os videos nas redes sociais.

A Avenida Paulista ficou lotada no trecho do Masp, com familias desfilando camisas verde e amarelo, gritos de "fora Lula" e "Lula ladrão seu lugar é na prisão", uma referência às condenações do ex-presidiário, que ficou mais de 500 dias preso antes de ter os processos, avalizados em 3 instâncias, anulados "por CEP errado" no STF.

No Recife, a multidão encheu a Avenida Boa Viagem. Em Porto Alegre, nem a chuva forte impediu os manifestantes de ir em peso ao encontro. Cada um se virou como pode, com capas ou guarda-chuva, mas ninguém arredou pé.

Em Brasília a multidão que faltou no 7 de setembro deste ano mostrou sus insatisfação lotando a avenida.

19:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro