Serviços recuperaram perdas na Bahia
Em maio, o volume de serviços na Bahia cresceu 2,4% na comparação com abril,, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, feita pelo IBGE e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O indicador acumula 7,8% de expansão nos cinco primeiros meses do ano.
Na comparação com maio de 2022 também houve crescimento, de 9,7%. E nos últimos 12 meses, o aumento registrado é de 5,6%. A receita nominal cresceu 0,6%, em maio, acumulando 11,1% nos cinco primeiros meses do ano. Em relação a maio de 2022, expandiu 8,2%. O acumulado dos últimos 12 meses aumentou 12,4%.
O crescimento de 2,4% na Bahia foi acima da média nacional (0,9%). O estado recuperou a perda contabilizada em abril (-1,8%) e acumulou ganho de 5,6% entre janeiro e maio. Esse resultado é devido ao aumento da procura pelas atividades do setor, incentivado ainda pelo início dos preparativos das festas juninas.
Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para informação e comunicação (24,8%), atividade de vem crescendo após a pandemia. Em seguida, destacam-se Outros serviços (8,1%), Serviços profissionais e administrativos (7,3%), Transportes e correio (6,1%) e Serviços prestados às famílias (6,0%).
Em maio, o índice de atividades turísticas no Brasil subiu 4,0% ante o mês imediatamente anterior, segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 4,7%. Regionalmente, onze dos 12 locais pesquisados apresentaram variação positiva, com destaque para o Espírito Santo (11,8%).
Pernambuco (5,2%), Bahia (5,1%) e Rio de Janeiro (3,8%) vem em seguida. Em sentido oposto, o Ceará (-0,6%) assinalou o único recuo em termos regionais. Em relação à receita nominal, cinco estados foram positivos: Distrito Federal (3,3%), Paraná (3,0%), Espírito Santo (2,8%) e Minas Gerais (2,5%). A Bahia caiu (-1,1%).
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
