Rui anuncia obra privada como estatal

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou uma obra privada como se fosse do governo. Ele citou a construção do trecho da Ferrovia Oeste Leste, entre Ilhéus e Caitité, como "obra do novo PAC" do governo federal. Mas o trecho foi leiloado há dois anos, com sucesso, no governo do presidente Bolsonaro.

O trecho foi arrematado, em proposta única, por R$ 32,7 milhões, pela Bahia Mineração, em 8 de abril de 2021, em leilão na sede da B3, em São Paulo. O então ministro Tarcísio de Freitas, que comandou o leilão, afirmou na ocasião que este era o projeto mais transformador para o Estado da Bahia.

A concessionária Bamin Ferrovia iniciou a construção do Lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste Leste, no sul na Bahia, nesta segunda-feira. Ele possui 127 km de extensão e atravessa os municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.

A cerimônia contou com autoridades, além de Benedikt Sobotka, CEO Global da ERG, organização responsável pelas atividades da empresa no Brasil; de Eduardo Ledsham, CEO da Bamin, e de Sérgio Leite, CEO de Ferrovia da Bamin. A Fiol foi leiloada com sucesso pela gestão do presidente Bolsonaro.

As obras do trecho receberão um investimento de R$ 1,1 bilhão e serão executadas pelo Consórcio TCR-10, formado pela empresa brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10. Ele será responsável pela construção, infraestrutura e superestrutura ferroviárias. A previsão é de que sejam gerados cerca de 1.200 postos de trabalho.

A Ferrovia terá um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 20 municípios, com previsão de ser concluída e entrar em operação a partir de 2027. A Fiol terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano. A Bamin usará 40% para o transporte do minério produzido pela Mina Pedra de Ferro.

17:10  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro