Protesto exige melhorias em estrada
Ilhéus amanheceu com mais um protesto fechando a BA-001, nas proximidades do Opana Hotel. O protesto foi de índios e moradores, exigindo melhorias na estrada da Sapucaeira, que está quase intransitável, impedindo o acesso de ônibus, o escoamento da produção e o acesso dos estudantes a escolas.
O trecho da rodovia foi liberado no final da manhã, depois de palavras de ordem, ritual e cantos de protesto por parte dos manifestantes, muitos deles usando cocar e adereços indígenas. Segundo o vereador Cláudio Magalhães, que é indígena, o protesto contou também com moradores de Santana e alunos da Escola Estadual Indígena.
Segundo os manifestantes, a estrada está em péssimo estado há muitos anos. A Sapucaeira está sem transporte público justamente pela impossibilidade de tráfego. Ele destacou ainda o prejuízo sofrido pelo Governo do Estado, que está construindo uma usina comunitária de farinha, a um custo de R$ 600 mil.
O equipamento fica perto de Acuípe do Meio, na zona rural de Ilhéus, e também está sendo prejudicado. Ele tem como objetivo aproveitar a mandioca produzida pelas famílias da região, aumentando o valor recebido com o beneficiamento. Porém, sem estrada, é impossível aproveitar a usina.
Durante o protesto, o secretário de Agricultura, Pesca e Interior de Ilhéus, Hermano Fahning, prometeu enviar uma patrulha mecânica para recuperar a estrada da Sapucaeira. Depois o mesmo trabalho será feito em Acuípe do Meio. Porém, promessas como esta já tinham sido feitas e não cumpridas. A foto é do Blog do Gusmão.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
