Promessa eleitoreira, VLT será cancelado

Usado durante anos como propaganda do PT nas eleições, anunciado para começar a operar em 2019, o projeto do VLT, Veículo Leve Sobre Trilhos de Salvador deve ser finalmente enterrado. Lançado pelo PT em 2017, na época o serviço foi anunciado para começar a operar em 2019, indo do Comércio até Paripe.

O então secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, o mesmo envolvido na fraude com respiradores no governo de Rui Costa, disse na época que a licitação seria feita em março dquele ano. Ele ainda afirmou que existia interesse do grupo inglês Indico PLC em financiar o modal.

Haveria duas concorrências públicas. Uma para escolha da empresa que vai financiar o projeto e outra para quem iria construir e operar o serviço. O VLT teria 19 km, ligando as duas pontas da cidade. O ex-prefeito de Salvador ACM Neto disse esta é mais uma obra que não sai do papel nas gestões petistas.

Neto observou que "depois de prejudicar milhares de pessoas, o governo da Bahia está perto de anunciar que a construção do VLT fracassou. É mais uma obra que não sai do papel, como a ponte Salvador-Itaparica. Vamos ver, agora, a desculpa que vão dar para tanta incompetência administrativa".

A possibilidade de desistência da obra foi admitida pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) em julgamento no Tribunal de Contas do Estado (TCE) na terça-feira. O contrato com o consórcio Skyrail foi assinado há quatro anos, mas a obra sofreu com sucessivas alterações no prazo de entrega e não avançou.

O monotrilho já custou ao menos R$ 56,9 milhões ao governo do estado. O contrato estava estimado inicialmente em R$ 1,5 bilhão, mas ao longo do tempo subiu mais de 246%, passando a custar mais de R$ 5,2 bilhões. Uma auditoria interna do TCE apontou diversas irregularidades no contrato.

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sao pedro