PF 'fecha' roubo de encomendas postais
A Polícia Federal deflagrou nesta terça a fase 2 da Operação Postal, que visa desarticular uma quadrilha que rouba e desvia encomendas no Centro de Distribuição dos Correios de Jequié. Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão, um de prisão temporária e um de medidas cautelares.
A primeira fase da operação desvendou desvios de mercadorias que custaram R$ 1 milhão. O roubo foi praticado em 2021 e 2022, e as mercadorias mais visadas eram os eletrônicos, especialmente celulares. Os objetos foram revendidos no comércio da região como se tivessem procedência legal.
O CDD de Jequié é responsável pela distribuição de encomendas postais para toda a região. Com base na investigação. a partir da primeira fase, a Polícia Federal descobriu que um empregado dos Correios era o principal responsável pelos desvios das encomendas e sua venda para receptadores na região.
A investigação revelou ainda que as entregas aos receptadores era feita num carro oficial das Correios, no horário do expediente, e que o esquema já vinha acontecendo há pelo menos seis anos, tendo se intensificado no período da pandemia da Covid-19. A PF também bloqueou R$ 1 milhão nas contas dos investigados.
Os delitos apurados na operação são associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, receptação qualificada e peculato desvio, cujas penas máximas podem somar mais de 20 anos de prisão.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
