Lula já injetou R$ 54 mi na TV Globo
O governo Lula voltou a turbinar os cofres do Grupo Globo, que já lidera com ampla vantagem o ranking de veículos com maior aporte de verbas de publicidade da Secretaria de Comunicação do governo federal. Nos seis primeiros meses de Lula no Palácio de Planalto, a Globo faturou R$ 54,4 milhões em propagandas.
O segundo lugar foi para a Record, com R$13 milhões. O SBT ficou com R$12 milhões, ocupa o terceiro lugar. O levantamento, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, revela a disparidade dos gastos. Na gestão passada, os valores eram distribuídos com mais equidade.
Nos quatro anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, os 15 maiores valores de contratos eram distribuídos da seguinte forma (valores apresentados em porcentagem de contratos firmados): TV Record 22%, TV Globo 20%, SBT 18%, Band 9%, Meta (Facebook e Instagram) 5%, Eletromídia 5%.
Também havia verbas para JCDecaux (midia externa) 4%, Twitter 3%, Google 3%, RedeTV 3%, Grupo Verizon Media (Yahoo) 2%, Jovem Pan 2%, US Media Consulting Dooh (publicidade) 1%, Latcom LLC 1%, e o grupo Turner (TNT, CNN, Space, Warner, Cinemax) 1%.
Na gestão do governo Lula o cenário mudou com disparada predominância da Rede Globo no ranking, recebendo mais da metade de toda a verba de publicidade direta. Ficou assim: TV Globo 57%, TV Record 13%, SBT 12%, Band 4%, Meta (Facebook e Instagram) 2%, JCDecaux 2% e TikTok 1%.
Mais Eletromídia 1%, Google 1%, RedeTV 1%, EBC 1%, Kwai Brasil 1%, Editora Globo 1%, Mídia Banco24Horas 1% e Mídia 10 propaganda 1%. Os veículos regionais (rádios, jornais e sites) são obrigados a aceitar um desconto de até 87% na tabela que praticam e recebem só contratos pequenos, de R$ 300, R$ 500.
O ranking não traz gastos de empresas públicas, que são grandes anunciantes, como bancos do governo e a Petrobras, por exemplo. Com Diario do Poder
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