Itabuna vai ganhar processadora de GNL

Itabuna está prestes a receber um grande investimento industrial. O município foi escolhido pela GNLink, empresa que trabalha com gás natural, para sediar uma processadora, que também vai distribuir Gás Natural Liquefeito para o Sul, Extremo Sul e Sudoeste do Estado, além do norte do Espírito Santo e de Minas Gerais.

O investimento previsto é de R$ 180 milhões, com a operação prevista para começar até dezembro. O projeto da Base de Liquefação do Gás Natural foi apresentado pelo CEO da GNLink, Marcelo Rodrigues, a secretários e representantes do empresariado local na tarde desta segunda-feira.

O secretário de Indústria, José Raimundo de Araújo, contou que já havia uma conversa entre técnicos da Prefeitura e os executivos da GNLink. Ele conta que, depois da negociação, o projeto foi levado ao prefeito Augusto Castro, inclçuindo uma Carta de Intenções que descreve os processos e prazos para a implantação da processadora.

Ele destaca que a vinda da GNLink vai inserir Itabuna no cenário nacional de liquefação e distribuição de gás natural para regiões importantes de três estados. A empresa, norueguesa, atua no Brasil desde 1953, usando soluções que visam a inovação nas áreas de liquefação, transporte, cabotagem, estocagem e regaseificação do GNL.

Rodrigues conta que estudos apontam para uma demanda reprimida no acesso ao gás natural em diversos lugares do País e a excelente localização viária de Itabuna facilita a expansão da indústria. “Nosso papel será, a partir de Itabuna, pegar o produto na forma gasosa, transformá-lo em liquefeito e levá-lo a indústrias num raio de 1.000 km".

“Este projeto de investimento trará mais desenvolvimento para Itabuna e cidades no seu entorno, bem como a regiões mais distantes, oferecendo um produto energético mais competitivo economicamente e com um valor ambiental significativo ao país”, observou Marcelo.

19:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro