Itabuna seleciona compra de alimentos
A Prefeitura de Itabuna abriu seleção para fornecimento de alimentos para a merenda escolar. Agricultores, empresas familiares e organizações podem se inscrever até 7 de agosto no Setor de Licitações da Prefeitura de Itabuna, que funciona no prédio ao lado do shopping Jequitibá.
Ele atende das 9 às 14 horas, de segunda a sexta, mas estará fechado nesta sexta por conta do feriado de 28 de julho, aniversário de Itabuna. O Programa Nacional de Alimentação Escolar é responsável por preparar a refeição que é servida nas escolas municipais, assim como a compra dos ingredientes.
Uma resolução de 2020, baixada pelo governo de Jair Bolsonaro, tornou obrigatório incluir na merenda frutas in natura duas vezes na semana, verduras e hortaliças três vezes semanalmente. A ideia é oferecer uma refeição que ajude no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
"Essa exigência também é resultado de um cenário nacional em que temos ao mesmo tempo crianças com sobrepeso, obesidade, desnutrição e carências nutricionais," explica a nutricionista Jamile Marinho. A regra também manda reduzir a oferta de alimentos com açúcar e produtos ultraprocessados.
“No âmbito do PNAE está restrita a oferta de açúcar para crianças menores de três anos”, ressalta. Ela lembra que os municípios têm a obrigatoriedade de comprar no mínimo 30% da agricultura familiar, o que é uma forma de incentivo ao desenvolvimento local e de estimular a produção dos agricultores.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
