Itabuna alerta para as hepatites virais
O Cerpat, de Itabuna, preparou uma ampla programação para o mês de divulgação do combate às hepatites. Os eventos serão feitos em farmácias, hospitais, escolas e no Conjunto Penal. Nesta segunda, houve teste rápido para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites Virais na Farmácia Indiana da Avenida Princesa Isabel, no São Caetano.
A equipe também distribuiu preservativos e passou informações sobre as doenças. Segundo a coordenadora do Cerpat, Fernanda Barros, o dia 28 de Julho foi instituído pela Organização Mundial de Saúde como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Mas a divulgação acontece durante todo o mês.
O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos da doença, alertar sobre as formas de prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento, além de estimular a vacinação contra as hepatites A e B. No dia 15, a ação do Julho Amarelo será no SEST/SENAT. Nos dias 17 e 28, vai ao Hospital de Base.
No dia 24 será a vez do Conjunto Penal e no dia 27, do Hospital Calixto Midlej Filho. A coordenadora do Cerpat explica que a realização de atividades educativas sobre as hepatites virais, a vacinação das crianças e o estímulo da imunização podem reduzir os casos e porteger a população contra a doença.
A hepatite é um problema grave no mundo todo. A causada pelos vírus B e C, provocam doenças que podem evoluir e se tornar crônicas, causando danos graves no fígado, como cirrose e câncer. O vírus C é a causa do maior número de óbitos por hepatites no Brasil, conta Fernanda Barros.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
