Infestação ficou estável em Itabuna
A Secretaria de Saúde da Bahia divulgou o primeiro Levantamento Rápido do Índice para Aedes Aegypti deste ano, incluindo diversas cidades do estado. No Levantamento, feito em abril e maio, Itabuna apontou ficou com índice 3,13%, estável em relação aos meses anteriores e ainda em Alerta Amarelo.
A coordenadora Lucimar Ribeiro atribui os avanços ao empenho dos Agentes de Combate às Endemias nas ações de conscientização, nos mutirões e visitas domiciliares. Ela destaca que, apesar da estabilidade, o trabalho não pode parar, porque estamos em época de chuva, que favorece a proliferação do mosquito.
Ela pede à população que continue atenta em relação a objetos que possam acumular água, como tanques, latas, baldes, garrafas e pneus. Quem quiser, pode acionar a Divisão de Endemias pelo Disk-Dengue 3612-8324. Uma equipe irá ao local para eliminar focos do Aedes aegypti e orientar sobre as medidas necessárias.
O LIRA é uma metodologia que permite o registro, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. Atualmente, a Secretaria de Saúde está usando um novo larvicida, o BTi granulado, que tem mais eficiência no tratamento dos focos.
O BTi é um inseticida biológico para uso contra larvas de mosquitos com maior qualidade, combatendo os insetos em até 24 horas após a aplicação do produto, pois age diretamente na parede intestinal das larvas, eliminando os criadouros nas casas e demais locais da cidade.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
