Giro de Esportes da MorenaFM.com
Jacobina e Jequé saíram do primeiro jogo da final do Campeonato Baiano Série B da forma que entraram, empatando em 1x1 e deixando tudo para a volta, no dia 6 de agosto. As duas equipes já comemoraram o acesso à Série A baiana no ano que vem, mas querem levar a taça para sua cidade.
O Potiguar bateu o Bahia de Feira por 1x0 no domingo e sai com vantagem na briga por uma vaga na segunda fase da Série D do Brasileiro, podendo se classificar com um empate no jogo da volta, no próximo sabado. O time de Feira de Santana foi o único baiano a conseguir disputar essa fase. O resto deu vexame e saiu cedo.
O Vitória deu sorte. Poderia ter saído do G4, mas só perdeu a liderança e virou vice, depois de empatar em 2x2 com a Ponte Preta, num jogo que teve um golaço de voleio do pontepretano André. O time baiano ficou com 38 pontos, empatado com o Sport. Os dois têm três pontos de vantagem sobre a galera que vem depois.
O Bahia foi outro que deu sorte. Foi inferior durante o jogo inteiro, mas arrancou um empate de 0x0 com o São Paulo, cujo ataque não conseguiu produzir nada. Mesmo assim, continua atolado na zona de rebaixamento, um ponto acima do Coritiba, que foi goleado pelo líder Botafogo por 4x1. O Bota abriu 12 pontos na frante.
O vice é o Flamengo, que venceu o Atlético mineiro por 2x1, com dois detalhes. O primeiro é que Felipão nunca tinha perdido para Sampaoli. Até aqui. O segundo foi a confusão nos vestiários, que voce lê mais embaixo. O rubro-negro está empatado com o Palmeiras, que goleou o América por 4x1, jogando como se espera.
O Grêmio deixou escapar a vice ao empatar com o Goiás em 1x1. Mas ainda tem dois pontos de vantagem para o Fluminense, que é o quinto depois de vencer o Santos, ainda em crise, por 1x0. O sexto é o Bragantino, que enfiou 3x0 no Fortaleza, e o sétimo é o Athletico paranaense, que não subiu porque empatou em 3x3 com o Cruzeiro;
O oitavo é o São Paulo, prejudicado com o empate sem gols com o Bahia, e o nôno agora é o Cuiabá, que arrancou um resultado precioso ao bater o Internacional por 2x1. O Cruzeiro é o décimo. E se voce está curioso sobre o Vasco, ele perdeu o décimo jogo em 11 disputados, por 3x1, para o Corinthians. É o lanterna.
Falando do Flamengo, o bicho pegou nos vestiários depois do jogo. O preparador físico Pablo Fernández partiu pra cima do jogador Pedro, deu três tapas e um soco no garoto. Foi segurando por Gerson e terminou depondo na delegacia. Pedro deu queixa e Fernández foi demitido pelo clube. Mas Sampaoli continua e tem apoio do elenco.
Amanhã tem a volta da Libertadores, com o primeiro jogo das oitavas de final. Na ida, o Fluminense enfrenta o Argentinos Juniors, o Internacional pega o River Plate e o Athletico paranaense disputa com o Bolivar. Todos os brasileiros vão fazer a ida fora de casa e decidir a vaga nas quartas de final na frente de sua torcida.
A Sulamericana também entrou nas oitavas de final com a rodada de ida tendo dois brasileiros na roda. O Fortaleza pega o Libertad fora de casa, doido pra abrir uma vantagem para a volta. Já o Corinthinas precisa vencer para aproveitar o fato de jogar em casa, com a torcida a seu favor. Liberta e Sula continuam na quarta e quinta.
A derrota do Brasil na Copa do Mundo Feminina deixou a seleção com a obrigação de vencer a Jamaica na última rodada, para não depender de outros jogos. Enquanto isso, outras já garantiram vaga nas oitavas. É o caso do Japão, que goleou a Espanha por 4x0 e fechou o grupo com 100% de aproveitamento.
A Nigéria empatou com a Irlanda sem gols e também avançou. Noruega é outra garantida, goleando as Filipinas por 6x0. A Australia aplicou chocolate de 4x0 no Canada e a Zâmbia derrotou a Costa Rica por 3x1. A Colômbia bateu a Alemanha por 2x1. Marrocos venceu a Coreia por 1x0, Suíça e Nova Zelândia empataram sem gols.
Já estão classificadas para as oitavas de final Suíça e Espanha, que se enfrentam no dia 5; o Japão, que vai pegar a Noruega; Nigéria e Australia, que ainda não conhecem o adversário. Amanhã tem a última partida de vários grupos, com Portugal e Estados Unidos, Dinamarca e Haiti, Holanda e Vietnan, Inglaterra e China.
Lá fora, os amistosos continuam quentes na pré-temporada. O Chelsea ainda não mostra um esquema definido, mas está melhorando e venceu o Fulham por 2x0 no sábado. O primeiro gol da partida, muito disputada, foi marcado pelo zagueiro e capitão Thiago Silva, aos 20 minutos, de cabeça. Nkunku ampliou.
O Borussia Dortmund venceu o Manchester United por 3x2, de virada, incluindo gol de Anthony. O Atlético de Madrid venceu o outro Manchester, o City, por 2x1. E o Barcelona venceu o Real Madrid por 3x0. Os resultados não importam muito, porque são jogos para experimentar todos os jogadores, com várias trocas na partida.
Na Arábia Saudida, Benzema voltou a ser decisivo na segunda partida com o Al-Ittihad, marcando um golaço e dando uma assistência, em jogo válido pela Copa dos Campeões Árabes. O Al-Hilal foi derrotado pelo Al-Sadd, do Catar, por 3x2, com gol do brasileiro Michael pelo time de Jorge Jesus, mas que não adiantou.
No mercado da bola, que está perto de fechar, o São Paulo anunciou o meia James Rodríguez, que foi recebido pela torcida no aeroporto de Congonhas. O Grêmio encaminhou a contratação do atacante argentino Lucas Besozzi, de 20 anos e o Flamengo acertou a venda de Matheus França, de 19 anos, para o Crystal Palace, da Inglaterra.
Refazendo seu plantel, o Chelsea contratou o meia Lesley Ugochukwu, de 19 anos, junto ao Rennes. O atacante uruguaio Edinson Cavani foi anunciado como reforço do Boca Juniors, da Argentina. Já o Al Ahli abriu a bolsa e contratou Saint-Maximin, um destaque da última temporada, junto ao Newcastle.
O Giro de Esportes faz parte do Jornal das Sete, que voce ouve de segunda a sexta, às 18h40, na Morena FM, de Itabuna/BA. Ouça ao vivo em 98,7Mhz, em www.morenafm.com ou no app Android bit.ly/appmorenafm
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
