GAP entrega composteiras em Ilhéus
O Grupo de Amigos da Praia, de Ilhéus, vai distribuir 100 composteiras para restaurantes, lanchonetes, pousadas e hotéis, como parte das ações do Projeto Composta Ilhéus. Com isso, os empreendimentos vão fazer a gestão dos resíduos orgânicos de forma eficiente e descentralizada, dispensando a coleta tradicional.
Em 2022, com a implantação de um minhocário em 500 residências, foi finalizada a Fase 1, de escala doméstica, agora se estendendo para a comercial. "Sou professor de Surf e sempre catei lixo na praia com meus alunos. Nas reuniões do GAP surge a pergunta: como chega tanto lixo na praia?"
"Daí identificamos as omissões das famílias e empresas. Somos uma organização propositiva, por isso decidimos montar esta rede de composteiras, que é a maior ação de saneamento descentralizado da Bahia”, diz Gabriel Macedo, presidente do GAP e técnico profissional de surf.
A compostagem é o processo de decomposição dos bioresíduos que, no final, gera o composto orgânico. O processo pode ser acelerada com algumas técnicas e soluções baseadas na natureza, como a adição das minhocas californianas vermelhas.
Pequenos negócios de alimentação podem se inscrever gratuitamente para receber o kit completo, com a composteria Jumbo de 240 litros, minhocas, serragem, assistência técnica permanente com agrônomos e treinamento da equipe de forma presencial, com visitas do técnico agrícola Devisson Santos.
“Espero ser um agente de transformação para os contemplados, mantendo contato, agendando visitas e orientando, transformando os resíduos que iriam para o aterro sanitário em vida. É um desafio sair da assistência técnica agrícola rural para zona urbana”, afirma o profissional, egresso do Instituto Federal de Uruçuca.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
