Exposição de Nazir Maron tem novidade
O artista plástico Nazir Maron está com uma exposição individual na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. A mostra, intitulada “Aduana”, reúne telas com paisagens e lugares da cidade. Ela segue até o dia 28 de julho, com espaço de visitação aberto de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
Entre as telas estão cenas do porto de Ilhéus, as praias, os cais e detalhes da vida aduaneira, comum no litoral do Brasil, com o vai e vem de barcos e navios. Essas pinturas, em tinta a óleo, evidenciam alguns impactos ambientais desse universo portuário e o rastro de degradação causado por ele.
Tudo isso é observado pelo artista, que é vizinho do um porto do Malhado. Com quarenta anos de carreira, Nazir Maron já expôs em várias galerias do estado e tem quadros espalhados pelo mundo. Nesta exposição ele traz o olhar de quem observa as mudanças na paisagem.
Os quadros da exposição Aduana foram pintados por Nazir nos últimos três anos. Muitos deles nasceram durante a pandemia e mostram essa paisagem portuária sob o efeito do isolamento. Nazir captura em cores densas e suaves o movimento dos céus e mares, para depois jogar luz, cor e sombra sobre eles.
Ele acrescenta a essa exposição uma série de nove telhas pintadas com referência a orixás e santos da igreja católica, além de duas instalações sobre a sociedade com manequins, ferro e cabeças de bonecas, revelando a diversidade de seu traço impressionista e modernista.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
