Defesa Civil teve muito trabalho em 2022
A Defesa Civil de Itabuna emitiu 305 notificações em apenas um ano de atividades. O trabalho é o resultado de vistorias e solicitações feitas diariamente pela comunidade, relacionadas à situação de risco em diversas áreas do centro e dos bairros.
As solicitações mais comuns são relacionadas a queda de árvores, muros e paredes com rachaduras, além de postes e componentes de circuito elétrico. O coordenador Kaique Brito diz que algumas dessas situações podem parecer inofensivas, mas na verdade trazem muito perigo.
Ele explica que o clima tropical do sul da Bahia favorece o desgaste dos material, de forma contínua. Boa parte dos problemas relatados pela população está associada a ambientes com muita umidade, que afeta as estruturas. Qaundo recebem uma denúncia, os agentes fazem uma vistoria imediata no local.
Caso haja perigo, eles orientam a família sobre os reparos que devem ser feitos para evitar danos à casa, pessoas, animais e veículos, por exemplo. Kaique destaca que, mesmo sem chuvas, o trabalho não para, apenas muda, porque a cidade tem 32 áreas de risco mapeadas.
Outra ação importante é a publicação periódica de Boletins Meteorológicos nos canais oficiais da Prefeitura, monitorando os cenários de desastres que podem ocorrer no município. A Defesa Civil conta com 13 agentes, sendo dois engenheiros e técnicos especializados em diversas áreas.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
