Centro de Cultura está fechado há 9 anos
Em 2022, depois de cobrado pela imprensa, o então governador Rui Costa anunciou a retomada da reforma do Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, pela milésima vez. No ano eleitoral, ele prometeu entregar o equipamento no aniversário da cidade, 28 de julho. Não entregou e a obra continua sem definição.
O Centro de Cultura está fechado há 9 anos, desde que Rui Costa assumiu o governo. A reforma foi iniciada em 2016, ano de eleições para prefeito, e interrompida logo depois do resultado. Recomeçou em 2018, ano em que Rui Costa concorreu à reeleição, sendo abandonada de novo assim que ele venceu o páreo.
A obra ficou parada em 2020 sob a alegação da pandemia de Covid, que não interrompeu outras obras do próprio estado. Durante todo 2021, o Centro de Cultura foi esquecido e ninguém trabalhou no local. Em março, o jornal A Região fez uma matéria sobre o caso e o vereador Israel Cardoso cobrou uma posição.
Foi quando Rui Costa prometeu entregar o CCAF em julho. Ele veio à cidade para a festa, mas não entregou o centro de cultura. Hoje, quase um ano depois da última promessa, Itabuna continua sem seu único teatro no centro da cidade. O novo governador também não toca no assunto.
O prefeito Augusto Castro não cobra a reabertura do principal equipamento de cultura, único de fácil acesso para artistas e público. Além disso, durante esses 9 anos, o MInistério Público, que interfere em tantos assuntos nos municípios, se omitiu, assim como a maior parte da mídia local.
O descaso do governo estadual vem sendo denunciado apenas pelo jornal A Região e a rádio Morena FM. Neste período de 9 anos Itabuna teve quatro prefeitos, mas nenhum exigiu a reabertura do CCAF.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
