Bahia lidera em eólicas e é 2ª em solar
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia divulgou um balanço que confirma a posição de destaque do estado na geração de energia elétrica de fontes renováveis. 41 novas usinas eólicas e solares entraram em operação no primeiro semestre de 2023.
Com os novos empreendimentos, o estado passa a contar com 281 usinas eólicas e 69 parques solares em operação. O secretário Angelo Almeida afirma que a Bahia tem dado passos importantes na contribuição com o meio ambiente e com o combate às mudanças climáticas.
“Só no primeiro semestre deste ano, foram inaugurados 19 parques eólicos, que estão distribuídos entre nove municípios. As cidades de Araci, Biritinga, Caetité, Casa Nova, Gentio do Ouro, Morro do Chapéu, Tanque Novo, Tucano e Xique-Xique estão abrigando esses empreendimentos”.
Almeida também falou sobre as usinas solares. “Destaca-se o município de Juazeiro, onde foram instaladas as 22 novas usinas de geração de energia fotovoltaica. Essa concentração evidencia o potencial da região, impulsionando ainda mais a produção de energia”.
Foram investidos cerca de R$ 5,93 bilhões nos 41 novos projetos eólicos e solares. A Bahia apresenta a maior geração total de energia eólica do Brasil, correspondendo a 35,54% do total, com base nos dados de geração acumulada em 2023, disponibilizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O Estado possui 7,67 Gw de potência outorgada e energia capaz de beneficiar 53 milhões de habitantes. Com relação à produção de energia solar, a Bahia ocupa a segunda posição no Brasil. O Estado gera 19,22% da produção nacional. São 2,5 Gw de potência outorgada e capacidade de beneficiar 5 milhões de habitantes.
Existem mais 65 usinas eólicas em construção e 193 a ser iniciadas. Os projetos têm investimentos de R$ 62,75 bilhões e, quando entrarem em funcionamento, terão potência outorgada de 10,54 Gw. O número de usinas de energia solar também será ampliado, com quatro em construção e 474 a ser iniciadas.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
