Augusto entrega comendas de Itabuna
“Se Itabuna está bem, Itapé, Buerarema, Ibicaraí, Ilhéus e Itacaré no turismo e os demais municípios do Sul da Bahia também estarão bem, crescendo e se apoiando no nosso desenvolvimento”, afirmou o prefeito Augusto Castro ao saudar as 22 pessoas agraciadas com a Comenda Firmino Alves.
Ela foi entregue como comemoração dos 113 anos de emancipação de Itabuna e incluiu, entre outros, o Pastor Geraldo Meireles, da Igreja Batista Teosópolis; os médicos Mércia Margotto, Baldoino Azevedo, Eduardo Fontes Neto e Humberto Barreto, entre outros, além de reitores de universidades da região e políticos.
A solenidade aconteceu na noite de quinta-feira, no Teatro Municipal Candinha Dória, que esteve lotado. Augusto afirmou que “temos a expectativa da chegada do maior investimento em logística do Brasil, o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que vão estimular muito mais o desenvolvimento do Sul da Bahia".
"Por isso, precisamos nos unir para a atração de novos negócios: polos de logística e moveleiro, atração o algodão e a soja do Oeste e o turismo no Litoral Sul, do minério e a celulose cujo destino são o Porto de Ilhéus e passam por Itabuna”, acrescentou o prefeito.
Augusto lembrou que pegou uma cidade com muitas dificuldades ao assumir o mandato de prefeito. “Itabuna não tinha crédito na praça, acumulava dívidas com o Governo Federal e com pendência com os órgãos de controle, mas conseguimos encontrar uma solução".
"Por isso, vamos assinar contrato para tomada de crédito internacional nos próximos dias, para passar pela aprovação do Senado Federal. Está no Ministério da Fazenda um projeto de limite financeiro para financiar obras de infraestrutura, saneamento e abastecimento d’agua na cidade".
O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, um dos agraciados, falou em nome dos homenageados. “Compreendo que essa Comenda que ora recebo é coletiva, pertence a cada um dos 808 docentes, aos 500 técnicos, aos 9 mil alunos da graduação, mas pertence a cada um e a cada uma que ajudou a construir a nossa Universidade”.
“Há 50 anos, estávamos concluindo o campus que leva o nome do saudoso Professor Doutor Soane Nazaré de Andrade, um homem visionário que pensou a educação superior não só para a região, mas para toda a Bahia. Presente aqui está o Professor Doutor Aurélio Farias de Macedo, ex-reitor. Foram homens e mulheres que naquele tempo pensaram num lugar para filhos e filhas concluírem o curso superior”, completou.
O reitor fez homenagens póstumas aos ex-professores Antônio Olímpio Rehem da Silva, ex-prefeito de Ilhéus, por três mandatos, que faleceu na madrugada aos 91 anos, e Soane Nazaré de Andrade, em Salvador. Lembrou o legado de cada um e a diferença entre só produzir cacau e também produzir conhecimento.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
