Vigilância fecha um abate clandestino

Uma operação conjunta da Vigilância Sanitária de Itabuna e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), com apoio de guarnições do Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), da Guarda Civil Municipal, e da Polícia Militar, fechou um abatedouro clandestino de pequenos animais.

A ação, feita nesta quinta, aconteceu nas proximidades do condomínio residencial Jardim América, no bairro Nova Califórnia. Cinco pessoas que atuavam no abatedouro foram presas em flagrante e apresentadas no Plantão da 6ª Coorpin, com as carnes e materiais usados no abate.

A operação foi fundamental para evitar que os produtos, cortes de carne suína, sem nenhuma higiene e segurança da origem, chegassem aos pontos de venda, levando vários riscos à saúde da população. Como a taenia solium, que usa o corpo humano como hospedeiro e provoca doenças.

O abate clandestino tem alto risco de conter bactérias, ao contrário dos abates legais e fiscalizados, que seguem um rigoroso padrão de qualidade e a alimentação dos animais é acompanhada de perto por especialistas. O chefe do GOPA lembra que a população pode denunciar pelo 153, 24 horas por dia.

15:20  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro