Vacinação está muito baixa em Ilhéus
A procura pela vacina contra a gripe e pelo reforço bivalente contra a Covid-19 está abaixo das expectativas em Ilhéus, de acordo com a Secretaria de Saúde. Até o momento, apenas 15.615 ilheenses, menos de 30% do público-alvo, receberam a vacina contra a gripe, que está disponível para todas as pessoas acima de 6 meses.
A situação é semelhante com a vacinação contra a Covid. Apenas 14.249 doses da bivalente foram aplicadas, o que corresponde a menos de 10% do público de pessoas acima de 18 anos. O intervalo entre a aplicação da última vacina contra a doença e o reforço com a bivalente deve ser, no mínimo, de quatro meses.
A Sesau esclarece que as vacinas bivalentes da Pfizer oferecem proteção contra a cepa original do vírus e também contra as variantes que surgiram depois. A Prefeitura está desenvolvendo ações específicas para garantir a aplicação das vacinas e ampliar a cobertura no município, incluindo serviços itinerantes.
O secretário André Cezário ressalta que o principal objetivo é imunizar os grupos mais vulneráveis, que têm maior risco de desenvolver complicações graves da doença. Em maio, foram aplicadas 7.443 doses de vacina, sendo 40 do primeiro ciclo, 67 do segundo, 87 da terceira dose, 13 da quarta, 470 pediátricas e 6.765 da bivalente.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
