Tarciso quer PPP no Porto de Santos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve nesta semana em Brasília para discutir, mais uma vez, a gestão do Porto de Santos com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ele falou das prioridades paulistas no novo Programa de Aceleração do Crescimento, que deve ser anunciado pelo governo federal no próximo mês.

A construção de um túnel ligando Santos e Guarujá, no litoral paulista, é uma das prioridades na região. O governo estadual quer fazer a obra por meio de uma parceria público-privada, enquanto o Planalto acredita que a melhor alternativa é usar o Tesouro da União.

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, defende o argumento de que o Porto de Santos deve continuar com a gestão pública. Já o Estado quer privatizar. O secretário de Projetos Estratégicos de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, defende lembra que o investimento privado elevaria as oportunidades na Baixada Santista.

Durante uma entrevista à rádio Jovem Pan, em março, o governador paulista defendeu sua visão sobre a privatização do Porto de Santos. Na ocasião, ele admitiu que há uma visão divergente entre Estado e União. “Estamos procurando mostrar o porquê de a gente defender a privatização.”

“É a única forma de mobilizar uma quantidade muito grande de recursos em pouco tempo. Isso significa prosperidade ou pobreza, significa abrir postos de trabalho, mobilizar a área industrial de Cubatão, que ficou abandonada, aprofundar o canal, aproveitamento do turismo e de obras de mobilidade”.

Conforme Tarcísio, a falta de investimentos, que seriam possíveis por meio da privatização, vai diminuir a competitividade do Porto de Santos e reduzir seu protagonismo. “Não dá para perder tempo, a gente tem uma grande oportunidade na mão de mobilizar uma quantidade muito grande de recursos e gerar milhares de empregos". Com Diário do Poder

15:13  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro