São Pedro tem 57h seguidas de forró
Depois do sucesso da programação de São João, com 57 horas seguidas de forró, a rádio Morena FM inicia nesta sexta, às 17 horas, a edição de São Pedro do Xamêgo da Morena. Promovido desde 1991, ele é a maior programação junina do rádio brasileiro, tocando exclusivamente forró, xote, xaxado e baião.
Nas duas datas, são 114 horas diretas só com forró, xote e baião, defendendo a tradição do São João. Ele vem senso destruído pela mistura de ritmos que nada tem a ver com a época. O Xamêgo também tem como objetivo divulgar os artistas de forró do sul da Bahia, como Cacau Com Leite, Lordão, Originais do Forró e Forró do Karoá.
Ao longo dos anos virou tradição arraiás e festas de bairro de Itabuna e cidades vizinhas ligarem o som no Xamêgo da Morena. Depois da internet, o costume se alastrou e hoje ele é usado como som de festas em todos os estados e até no exterior. Na edição do São João, ele foi curtido por ouvintes de 65 países.
Qualquer pessoa pode usar o Xamêgo da Morena como trilha sonora de seu arraial ou festa, ligando o som na 98,7 (no sul da Bahia), através do tocador no site morenafm.com, de qualquer parte do mundo, ou ainda usando o app da emissora (bit.ly/appmorenafm) no celular ou pareado com bluetooth no som do carro.
O CEO da emissora, Marcel Leal, explica que a Bahia está cheia de festas, públicas e particulares, se anunciando como "de São João" ou "de São Pedro", usando slogans como "mantendo a tradição" ou "forró de raiz". Porém, poucas têm pouco a ver com a tradição, usando arrocha, brega, sertanejo e até axé no lugar do forró, xote e baião.
"Desfiguraram completamente as festas juninas e tentam vender arrocha com sanfona como se fosse forró. Considero uma vergonha para a Bahia, que sempre manteve a tradição nesta época. Por isso, nós promovemos uma festa junina de verdade, só com forró, xote e baião. É provável que seja a única de verdade".
A Morena FM, de Itabuna, foi responsável por difundir o forró como música para o ano inteiro no início dos anos 90, quando ele só tocava nas emissoras em junho. No "palco" do Xamêgo só sobem artistas como Gonzagão, Flávio José, Dominguinhos, Elba Ramalho, Targino Gondim, Estakazero, Falamansa e Magníficos.
E grande talentos do forró surgidos no sul da Bahia, como o Cacau Com Leite, que estreou nacionalmente na própria Morena FM, Lordão, Forró do Karoá, Originais do Forró, Mel de Cacau, entre outras. "Temos um dos maiores acervos de forró do rádio brasileiro, por isso é fácil para nós fazer 114 horas sem muita repetição".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
