Sesab faz testagem de IST em massa
No primeiro dia de funcionamento dos sete postos de testagem de infecções sexualmente transmissíveis (IST) montados pela Secretaria da Saúde do Estado para o São João, foram realizados 2.064 exames. São testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, hepatite C e hepatite B.
Do total, dois foram positivos para HIV e 27 para sífilis. As unidades estão instaladas em Amargosa, Cachoeira, Irecê, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. Além dos testes, é feito trabalho educativo com material informativo, preservativos masculinos e femininos. Já foram entregues 182.190 deles.
Segundo a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, todas as pessoas que tiveram testes positivos foram orientadas e já saíram com encaminhamento para início do tratamento. “É preciso assegurar para as pessoas que, em caso de resultado positivo, elas terão essa assistência"
Além dos postos de testagem, a Sesab montou em Salvador dois módulos de saúde para assistência, um no Pelourinho e outro no Parque de Exposições. Nas duas unidades foram realizados 69 atendimentos, dos quis 67 foram resolvidos no próprio local.
“Além das unidades de testagem e de assistência nos locais das festas, reforçamos o atendimento nos hospitais que são referências para o atendimento a queimados”, destaca a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. O Hospital Geral do Estado, em Salvador, só registrou, nas últimas 24h, três atendimentos relacionados ao São João.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
