Seagrima fiscaliza ponto de "lixão"
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna iniciou uma operação de vigilância na Volta da Cobra, área entre o Hospital de Base e os bairros Manoel Leão e Urbis IV. A medida tem como objetivo combater o descarte inadequado de resíduos e evitar a poluição decorrente da queima de lixo.
Embora o lixão tenha sido desativado em maio de 2021 e o descarte seja proibido, algumas pessoas, incluindo motoristas de carga, continuam poluindo o local. A lei prevê multas que podem chegar a até R$ 50 mil para aqueles que fazem o descarte inadequado de lixo e entulho em áreas de preservação ambiental ou não apropriadas.
Esse lixo coloca o lençol freático e outras fontes de água sob sério risco de contaminação, explica Alan Feitosa, diretor de Meio Ambiente da Seagrima. Ele informa que várias denúncias têm sido recebidas e, na última fiscalização, foi identificada uma grande quantidade de materiais descartados.
A população pode contribuir denunciando pelo site da Prefeitura ou pelo telefone (73) 3214-1452, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Além disso, é possível entrar em contato com o Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civi pelo número 153, disponível 24 horas por dia.
Uma ação integrada foi realizada com sucesso na Avenida Roberto Santos, entre os bairros Pedro Jerônimo, Zizo e Conceição, no mês passado. Nessa ocasião, um ponto de descarte irregular de lixo foi eliminado. No local, o setor de limpeza plantou mudas, fez paisagismo e instalou lixeiras fabricadas com materiais reciclados.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
