Professores protestam em Buerarema
Os professores municipais de Buerarema perderam a paciência de vez e resolveram ensinar respeito ao prefeito Vinicius Ibrann. Eles bloquearam a BR-101 em frente ao trevo de acesso ao município na manhã desta quarta-feira, com faixas e cartazes criticando o descaso da Prefeitura com a categoria.
Os educadores cobram reajuste salarial e o respeito ao piso nacional do magistério. O grupo até lançou o apelido “Zé Chapinha” e uma professora explicou a ironia. “Ele não vem porque tá chuviscando e não pode molhar o cabelo", disse, numa alusão ao modelo "mauricinho" adotado pelo prefeito.
Segundo a APLB-Sindicato, Ibrann tirou a progressão de carreira em 2022, transformando em gratificação, além de negar o reajuste salarial deste ano e os 14,95% que a lei determina para o piso nacional. Para o sindicato, ele nivelou todos os professores pelo salário baixo, não importando se o profissional tem mestrado ou doutorado.
O prefeito Vinicius Ibrann dá a mesma desculpa já criticada pelos enfermeiros, que também não receberam o piso nacional previsto em lei: a de que não tem dinheiro em caixa. Mas o sindicato aponta uma verba de R$ 7 milhões em caixa para essa finalidade, assim como os enfermeiros lembram da verba federal específica para o piso.
A presidente Eliene Silva também acusa Vinícius Ibrann de perseguir o APLB-Sindicato, por retirar a consignação sindical. O município não desconta mais o imposto sindical. O bloqueio na estrada durou cerca de três horas. Depois os professores fizeram uma passeata até a porta da Prefeitura. Com Blog Pimenta.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
