PMs são feridos por invasores de terra
Três policiais foram feridos por invasores de terras em Açailândia, no sudoeste do Maranhão, na terça-feira. Eles foram baleados na tentativa de cumprir um mandado de reintegração de posse. Segundo a Polícia Militar, que não divulgou os nomes, os policiais foram atingidos na chegada à Fazenda São Bento.
As autoridades tentaram romper o bloqueio e, como proteção, fizeram uso de spray de pimenta e disparos de armas não letais. Dos três policiais feridos por disparos de chumbo, um foi atingido na perna e acabou encaminhado para um hospital da região.
Mesmo diante da tentativa de reintegração de posse, grupos de invasores de terras continuam no local. É o que informam, por exemplo, os sites locais Imirante e O Informante. Segundo as informações, cerca de 2 mil militantes estão no local. Até o momento, a PM não informou se vai tentar nova reintegração de posse.
A situação assusta os produtores rurais da região. “Temos de nos mobilizar junto ao governo do Estado, à Assembleia Legislativa e ao Tribunal de Justiça, exigindo uma ação clara de repressão a esse tipo de ocorrência”, afirmou um fazendeiro a Oeste. “Chega de tolerância com esses criminosos”.
Entidades ligadas ao agronegócio e indústria emitiram uma nota. “Repudiamos qualquer tipo de ato violento, principalmente contra os produtores do Estado do Maranhão, que geram emprego e renda já com a propriedade reconhecida e consolidada não só pelo Judiciário, como também pelas entidades governamentais de proteção à violência do campo e de colonização e reforma agrária“, afirma o grupo.
As entidades afirmam que invasões de terras representam “ameaça à economia”. Além disso, elas reforçam que os policiais baleados estavam em “pleno do exercício do dever legal ao cumprir ordem judicial”. Com Oeste
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
