Mutirão já fez 150 mil cirurgias na Bahia
O Mutirão de Cirurgia Eletiva, promovido pela Secretaria de Saúde da Bahia, já ultrapassou a marca de 150 mil procedimentos em pouco mais de um ano. A ação começou em abril de 2022 e faz parte do Programa Estadual de ampliação do acesso às cirurgias eletivas.
Ele busca aumentar a oferta de procedimentos de média e alta complexidade, priorizando a demanda reprimida durante o pico da pandemia da Covid-19. A secretária de saúde, Roberta Santana, afirma que estão sendo disponibilizados mais de 30 tipos de cirurgias eletivas.
Os 36 procedimentos incluem catarata, remoção de mioma, histerectomia e vasectomia, entre outros. Essa oferta das cirurgias vem ocorrendo de forma descentralizada e regional, junto aos municípios, priorizando as filas de espera existentes, afirma Roberta. Ela revela um investimento de R$ 206,9 milhões no mutirão.
A expectativa inicial da Secretaria de Saúde era de fazer 79 mil cirurgias, mas quase dobrou em um ano. Os serviços estão sendo executados por 85 unidades das redes pública, filantrópica e privada, de acordo com o perfil e a complexidade. Em Itabuna, o mutirão está em fase de exames.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
