MS: Ilhéus tem a pior saúde da Bahia
O Ministério da Saúde divulgou o resultado do Previne Brasil do primeiro quadrimestre deste ano. O sistema analisa as principais ações da atenção básica. A Bahia foi bem na cobertura de vacinação para Polio e Penta, atingindo 75% da meta, e ficou dentro do razoável na saúde bucal das gestantes com 63%.
Também foram razoáveis o pre-natal com 6 exames e o pre-natal de Sifilis e HIV. O primeiro atingiu 51% da meta e o segundo, 77%. O problema foram as outras atividades. A cobertura citopatológica ficou em apenas 23%, o controle de hipertensão em 27% e o do diabetes em 24%.
Apontada como o pior município da Bahia em Saúde, Ilhéus, apesar de ter um prefeito que é médico por formação, passa vexame em todas as áreas. A menos pior é a do pre-natal de Sifilis e HIV, onde chegou a 54% da meta. No pre-natal de 6 exames, só executou 28% do esperado. O resto é uma tragédia.
O controle de hipertensão marcou só 11%. a saúde bucal de gestantes ficou em 19%, o controle de diabetes não passou de 9%, a cobertura para polio e penta foi de 8% e o controle citopatológico 7%. Apesar de receber um volume altíssimo de verbas federais para estes programas, Ilhéus praticamente não tem assistência médica.
A vizinha Itabuna foi bem melhor, com 86% de cobertura vacinal para polio e penta, 66% de pre-natal para Sifilis e HIV, 50% na saúde bucal da gestante e 45% no pre-natal de 6 exames. As áreas deficientes foram a cobertura citopatológica com apenas 11%, o controle de diabetes com 16% e o de hipertensão com 18%. O levantamento é do Jornal das Sete, da Morena FM.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
