Maior São João do país tem 55 horas de forró
Nesta sexta-feira começou a maior programação junina do rádio brasileiro, o Xamêgo da Morena, da rádio Morena FM de Itabuna. São 110 horas diretas só com forró, xote e baião, defendendo a tradição do São João do Nordeste. A primeira parte começa nesta sexta, às 17 horas, com 57 horas de forró até a madrugada de segunda-feira.
O Xamêgo da Morena foi lançado em 1991 para defender a tradição da maior festa da Bahia, que vem sendo destruída pela mistura de ritmos que nada tem a ver com a época. E para valorizar e divulgar os artistas de forró do sul da Bahia, como Cacau Com Leite, que estreou na Morena FM, Lordão, Originais do Forró e Forró do Karoá.
Ao longo dos anos virou tradição arraiás e festas de bairro de Itabuna e cidades vizinhas ligarem o som no Xamêgo da Morena. Depois da internet, o costume se alastrou e hoje ele é usado como som de festas em todos os estados e até no exterior, como um ouvinte brasileiro que todo ano monta um arraial em Melbourne, na Austrália.
Qualquer pessoa pode usar o Xamêgo da Morena como trilha sonora de seu arraial ou festa, ligando o som na 98,7 (no sul da Bahia), através do tocador no site morenafm.com, de qualquer parte do mundo, ou ainda usando o app da emissora (bit.ly/appmorenafm) no celular ou pareado com bluetooth no som do carro.
O CVEO da emissora, Marcel Leal, explica que a Bahia está cheia de festas, públicas e particulares, se anunciando como "de São João" ou "de São Pedro", usando slogans como "mantendo a tradição" ou "forró de raiz". Porém, poucas têm pouco a ver com a tradição, usando arrocha, brega, sertanejo e até axé no lugar do forró, xote e baião.
"Desfiguraram completamente as festas juninas e tentam vender arrocha com sanfona como se fosse forró. Considero uma vergonha para a Bahia, que sempre manteve a tradição nesta época. Por isso, nós promovemos uma festa junina de verdade, só com forró, xote e baião. É provável que seja a única de verdade".
A Morena FM, de Itabuna, foi responsável por difundir o forró como música para o ano inteiro no início dos anos 90, quando ele só tocava nas emissoras em junho. No "palco" do Xamêgo só sobem artistas como Gonzagão, Flávio José, Dominguinhos, Elba Ramalho, Targino Gondim, Estakazero, Falamansa e Magníficos.
E grande talentos do forró surgidos no sul da Bahia, como o Cacau Com Leite, que estreou nacionalmente na própria Morena FM, Lordão, Forró do Karoá, Originais do Forró, Mel de Cacau, entre outras. "Temos um dos maiores acervos de forró do rádio brasileiro, por isso é fácil para nós fazer 110 horas sem muita repetição".
O Xamego da Morena tem mais de 30 anos e é usado pela maioria dos 'arraias' de casa, de rua e de fazenda do sul da Bahia como atração musical. Quando começou, a audiência do Xamego ficava restrita a Itabuna e as cidades em volta, sintonizadas em 98,7Mhz. Porém, com a internet ele ganhou ouvintes em todo o país e no exterior.
"Muita gente pareia o celular com o som do carro via Bluetooth e ouve a Morena FM como se ela fosse local," conta Marcel. Mas a última novidade foi o advento dos aparelhos Echo, da Amazon. "Se tiver Echo, basta dizer 'Alexa, toque a Morena FM' que ela entra na hora".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
