ItaPedro poderia ter atrações melhores

O Ministério Público estadual lançou seu Portal da Transparência com os gastos das prefeituras nas festas juninas. Os 173 municípios que enviaram a planilha de investimentos receberam o ‘Selo da Transparência’, incluindo Itabuna e Ilhéus. O Jornal das Sete, da Morena FM, levantou algumas informações interessantes.

O maior São João será o de Conceição do Coité, com 89 atrações, apesar de ser um dos mais baratos, R$ 321 mil. Depois o de Mata de São João, com 52 shows e gasto de R$ 1,9 milhão. Santo Antonio de Jesus, com 24 shows e Xique-xique com 9, gastaram até aqui a mesma coisa que Itabuna para contratar só 5 atrações.

A maior parte do R$ 1,2 milhão investidos por Itabuna vai para uma atração que nada tem a ver com festa junina, Wesley Safadão, que vai levar sozinho R$ 700 mil. Esse valor seria suficiente para contratar 35 bandas locais a R$ 20 mil cada. Os outros contratados são o sambista Dilsinho e os bregas de arrocha Kart Love, Sinho Ferrary e Trio da Huanna.

Somente com o cachê de 1h de show de Wesley Safadão, a Prefeitura de Itabuna poderia oferecer ao público 4h de forró de verdade, com Targino Gondin, Flávio José, Falamansa e Estakazero. Se ainda trocasse Dilsinho e os arrochas por forró, o ItaPedro teria também shows de Elba Ramalho, Cacau Com Leite, Lordão, Nando Cordel e Del Feliz.

Os cachês são os seguintes: Targino Gondin, R$ 130 mil; Falamansa, R$ 220 mil; Flávio José, R$ 200 mil; Estajazero, R$ 130 mil; Elba Ramalho, R$ 190 mil; Cacau Com Leite, R$ 60 mil; Lordão, R$ 50 mil; Nando Cordel, R$ 130 mil e Del Feliz, R$ 90 mil. Com essas opções, o ItaPedro seria realmente uma festa junina e não uma micareta.

Durante o lançamento, que teve a presença do presidente da FICC, Aldo Rebouças, o promotor Frank Ferrari falou da importância do painel. “É uma ferramenta de incentivo à transparência pública, ao exercício da cidadania e de apoio à gestão eficiente e transparente dos recursos públicos para estímulo à cultura e ao turismo baiano”.

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sao pedro