Ilhéus tem a pior saúde de toda Bahia

O Ministério da Saúde divulgou, o resultado do último quadrimestre de 2022 do Previne Brasil, referente aos indicadores da Atenção Primária à Saúde. O Índice Sintético Final da didade é de apeans 2,49, contra, por exemplo, 5,85 de Itabuna e 7,15 de Jequié. A maior parte dos municípios baianos tem conceito entre 7 e 8.

Ilhéus é o pior município do estado, com todos os indicadores ruins, como a proporção de crianças abaixo de um ano vacinadas, só 8%. Em Itabuna ele é de 68%. No diabetes é de 7% contra 18% da cidade vizinha. A saúde bucal de gestantes de Ilhéus marca 10% contra 41% de Itabuna, a de consultas de pré-natal fica em 20% contra 33%.

Na análise do Ministério da Saúde, todos os indicadores têm conceito de péssimo, exceto o pre-natal de 6 consultas, considerado ruim, com 44,4% da meta atingida; e o pre-natal para sifilis e HIV, bom, com 71,67% da meta atingida. A diferença do que se esperava do município e a realidade é enorme, mostra o levantamento, feito pelo Jornal das Sete, da rádio Morena FM.

Um exemplo é a aferição de hipertensão, onde se esperava 50% de execução, mas ela não passou de 9%. A meta para diabetes era a mesma, mas a Prefeitura de Ilhéus ficou em 7%. A cobertura citopatológica tinha meta de 40% e terminou em 5%. Todos os resultados são referentes ao último quadrimestre de 2022.

Itabuna tem resultados péssimos em hipertensão, diabetes e cobertura citopatológicas,. ficando muito longe da meta. Mas conseguiu índice bom em pre-natal de 6 exames, pre-natal para sífilis e hiv, e proporção de crianças abaixo de um ano vacinadas, atingindo mais de 70% da meta.

19:11  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro