Grupo luta por aeroporto internacional
Um movimento foi lançado por prefeitos, empresas e instituições do sul da Bahia para lutar pela implantação de um Aeroporto Internacional na Costa do Cacau. A primeira reunião aconteceu em Serra Grande, balneário de Uruçuca, incluindo o Consórcio Litoral Sul e a Amurc. O objetivo foi traçar um plano de ação.
Existe a previsão de um novo aeroporto no projeto do Complexo Porto Sul e Ferrovia Oeste/Leste, ambos com obras bem avançadas. Porém, as autoridades e os políticos abandonaram a ideia do aeroporto internacional depois das eleições de 2020. Ninguém mais tocou no assunto, lembrado apenas pela imprensa.
Pelos planos originais, ele seria construído numa área ao norte de Ilhéus, nas cercanias do loteamento Joia do Atlântico, escolhida depois da análise de três locais. O sul da Bahia não consegue atrair mais indústrias por falta de um aeroporto com alfândega e grande capacidade de cargas.
Além disso, ele é fundamental para desenvolver o turismo regional, principalmente em Itacaré, que atrai muitos estrangeiros, mas sofre com as deficiências do Aeroporto Jorge Amado, que não comporta a demanda de passageiros no saguão, não tem estacionamento nem autoriza pousos por instrumentos.
Um aeroporto alfandegado poderia beneficiar mais de 40 municípios da região, em especial Itacaré, Uruçuca, Itabuna e Ilhéus. Estranhamento, os dois maiores municípios não enviaram representantes à reunião. O primeiro insiste em reativar um aeroporto tímido que só serviria à aviação particular. O outro se conforma com o atual.
Os prefeitos que estiveram ma reunião, como os de Almadina, Maraú, Coaraci, Uruçuca e Itacaré, pretendem lançar uma ofensiva junto aos deputados federais e estaduais. Eles já falaram com os federais Jorge Solla e Neto Carletto. Na segunda, se reúnem com Rosemberg Pinto, Soane Galvão e Pancadinha.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
