GAP limpa Praia do Sul e se assusta

Ilhéus teve um grande evento ambiental no sábado. A mobilização foi feita pelo Grupo Amigos da Praia, em parceria com a empresa Havaianas e a plataforma internacional de voluntariado Worldpackers. A ação envolveu 128 voluntários na Praia do Sul, onde foram instaladas três tendas de apoio e de separação de resíduos.

Os participantes receberam um copinho retrátil da Menos 1 Lixo, que estimula a cultura sem plástico. Durante a ação, todas as cascas de frutas usadas no lanche foram compostadas ali mesmo, na Cabana Narigas. A composteira é do Projeto Composta Ilhéus, que é realizado durante todo o ano.

A equipe conseguiu retirar das areias nada menos que 257 kilos de lixo em apenas uma hora. Até um pneu de caminhão foi retirado da Praia do Sul, além de muito plástico pequeno e micro plástico. João Paulo, gestor do Gap e do Ecoponto, diz que Ilhéus não tem mais justificativa para que esse drama continue.

Ele explica que o GAP tem Ecoponto para receber os recicláveis, projeto de compostagem, o Armário Coletivo, cooperativa de catadores e limpeza urbana. Por isso, achar lixo doméstico na praia assusta grupo. João Paulo diz que ainda é muito difícil sensibilizar as pessoas para evitar esse comportamento.

A Havaianas trouxe para o evento diversos influenciadores, como a professora e bióloga Jessi Alves, que afirmou que "o que mais chama atenção é que olhando para areia eu tive a impressão que a praia estava limpa, mas bastou vasculhar com pouquinho mais de atenção que encontrei vários resíduos, agora pasmem, foram 831 bitucas".

O Gap recebeu a doação dew uma Ecopeneira, que ajudará na limpeza do microplástico, garantindo eficiência nas ações de remoção deste resíduo perigoso. O plástico pequeno entra na cadeia alimentar dos animais e no final, o ser humano também está ingerindo plástico quando come um peixe ou marisco.

19:13  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro