Censo pode reverter dados de Itabuna
O problema enfrentado por Itabuna durante a realização do Censo 2022 pode ter sido resolvido. Apesar da estimativa, do próprio IBGE, de que possui 214 mil habitantes, a contagem oficial só tinha registrado cerca de 180 mil. A distorção ficou patente na comparação com Ilhéus.
O Censo tinha contado 185 mil habitantes em Itabuna e 197 mil em Ilhéus, porém a primeira tem muito mais eleitores que a segunda. São 155 mil em Itabuna e 128 mil em Ilhéus, uma diferença de 21%. Usando este parâmetro, se Ilhéus tem 197 mil habitantes, Itabuna deve ter 21% a mais, ou 238 mil.
A discrepância pode ter desaparecido depois que o IBGE fez um mutirão para recensear quem não tinha respondido ao questionário por morar em local de difícil acesso ou se negar a responder à pesquisa. Ele conseguiu adicionar mais 15,9 milhões de brasileiros ao Censo através de forças-tarefas nas cidades com distorções.
Ao todo, foram três operações especiais. A primeira buscou alcançar brasileiros na Terra Indígena Yanomami, que nunca tinham sido recenseados. As outras procuraram reduzir a taxa de não resposta em dois ambientes opostos, mas com resistência a recenseadores: favelas e condomínios de luxo.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
