BS de Itabuna tem urgência de sangue

Com estoque do fator RH negativo praticamente zerado, o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna intensificou as ações para sensibilizar os doadores em junho, um período em que a necessidade por sangue e hemoderivados aumenta com as festas juninas e o número de voluntários diminui.

Na terça-feira, o BS só tinha quatro bolsas em estoque para atender os hospitais. A diretora técnica Regiana Quinto alerta que o estoque está muito baixo para todos os tipos sanguíneos e faz um apelo aos doadores que ajudem a continuidade do tratamento de pacientes oncológicos e as cirurgias doando sangue.

O Banco de Sangue precisa coletar 1.200 bolsas de sangue por mês, mas só tem conseguido uma média de 850 bolsas. “E nesse período de chuvas constantes e festejos juninos, os doadores comparecem em menor número. Muita gente também deixa de doar por causa da tradição do consumo maior de licor, que contém álcool".

"A situação torna-se ainda mais grave porque é um mês com aumento de acidentes causados por imperícia no manuseio de fogos de artifício”, afirma Regiana. Ela lembra que as doações precisam ser contínuas, porque as plaquetas duram apenas cinco dias depois de produzidas.

A Santa Casa de Itabuna é referência em oncologia infantojuvenil para o sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia. “São muitos pacientes oncológicos que dependem da coleta feita no nosso Banco de Sangue para continuidade do tratamento. Além dos pacientes da oncologia adulta, cirurgia, radioterapia e cirurgias cardíacas".

O sangue é essencial para procedimentos como cirurgias bariátricas, ortopédicas, cardiológicas e para pacientes da oncologia e hemodiálise. Já os hemoderivados são usados, por exemplo, para tratamento de pacientes anêmicos e que precisam da transfusão de células vermelhas de sangue.

O processo de doação de sangue é rápido e seguro. Podem torna-se doadores pessoas com idade entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. O interessado em ser doador deve também apresentar documento oficial com foto. Os menores de 18 anos só podem doar com consentimento dos responsáveis.

O Banco de Sangue fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. Aos sábados, o atendimento é feito das 7 às 12. Mais informações pelo telefone (73) 3214-9126. A unidade funciona no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na rua Antônio Muniz, no bairro Pontalzinho. Nesta quarta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador.

17:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro