Bamin inicia Fiol do trecho sulbaiano

A Bamin Ferrovia confirmou que na próxima segunda-feira começa a construção do Lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), no sul na Bahia. Ele possui 127 quilômetros de extensão e atravessa os municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.

A cerimônia de início das obras contará com autoridades, além de Benedikt Sobotka, CEO Global da ERG, organização responsável pelas atividades da empresa no Brasil; de Eduardo Ledsham, CEO da Bamin, e de Sérgio Leite, CEO de Ferrovia da Bamin. A Fiol foi leiloada com sucesso pela gestão do presidente Bolsonaro.

As obras do trecho receberão um investimento de R$ 1,1 bilhão e serão executadas pelo Consórcio TCR-10, formado pela empresa brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10. O consórcio será responsável pela construção, infraestrutura e superestrutura ferroviárias. A previsão é de que sejam gerados cerca de 1.200 postos de trabalho.

A Ferrovia terá um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 20 municípios, com previsão de ser concluída e entrar em operação a partir de 2027. A Fiol terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano. A Bamin usará 40% para o transporte do minério de ferro produzido pela Mina Pedra de Ferro.

O restante será oferecido para o escoamento da produção de outras mineradoras, do agronegócio e demais segmentos. Legalmente, a Fiol também poderá ser usada para transporte de passageiros, o que abriria um forte vetor para o turismo no Sul da Bahia. A Fiol ligará o Porto Sul, em Ilhéus, a Caetité.

19:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro