Baleia fez barco naufragar em Ilhéus
Os tripulantes do veleiro que naufragou a leste de Ilhéus contam que o barco foi virado por uma baleia, que pulou e bateu nele. A viagem seguia tranquila até ela aparecer. “A baleia deu um espetáculo, foi um pulo muito bonito, mas infelizmente colidiu com a gente. Não tinha sido o primeiro, mas foi esse que avariou o barco”, disseram.
A embarcação, levando três tripulantes, saiu do Rio de Janeiro em direção a Alagoas. Durante o tempo emque esperaram pelo resgate, a maior preocupação deles era o mar agitado. “Tínhamos que administrar para ficar em uma condição melhor”, afirmou um deles.
A Marinha do Brasil soube do naufrágio do veleiro nas primeiras horas desta quarta-feira, através do canal de Emergências Marítimas (185). A embarcação foi identificada como “XEF” e a informação era de que tinha naufragado a 130 km da costa ilheense.
Atendendo o apelo da Marinha, o navio mercante Dan Sabia mudou o curso para o local e conseguiu resgatar os tripulantes, que estão em boas condições de saúde. Um dos velejadores afirmou que uma das recomendações navais é de que embarcações menores fiquem longe das rotas de navios maiores.
“Mas nunca fiquei tão feliz em ver um navio”, disse um dos deles, que elogiou a rapidez da Marinha. Além de enviar a Corveta Caboclo, pelo 2º Distrito Naval, em Salvador, ela também acionou a Força Aérea Brasileira, que atendeu ao chamado através do Salvaero Recife para auxiliar na busca.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
