Bahia inaugura os Centros de Custódia
A Bahia passou a contar com o Centro de Custódia de Vestígios, ligado ao Departamento de Polícia Técnica. Ele fará o controle e a guarda dos vestígios encontrados em locais de crimes ou acidentes, como sangue, projéteis, impressões digitais ou qualquer outro indício que possa ajudar no inquérito.
As centrais funcionarão na capital e no interior, e fazem parte da reestruturação dos órgãos da Segurança Pública a partir de projetos de lei aprovados na Assembleia Legislativa. A ideia é otimizar o processo de rastreamento dos vestígios para preservar a integridade e autenticidade da prova material.
O perito criminal Alexsandro Fiscina, coordenador de Ensino e Pesquisa do DPT, explica que o cuidado com a prova material é obrigação de todos que atuam na investigação. Ele envolve desde a preservação do local de crime até a finalização do processo, incluindo a coleta, transporte, acondicionamento e liberação dos laudos.
A lisura e exatidão das provas são a garantia de que as provas são robustas e capazes de contribuir para condenar o criminoso ou absolver o inocente, diz Fiscina. Para o funcionamento dos centros de custódia, o Estado investiu mais de R$ 800 mil na compra de embalagens, lacres e certificados de assinatura digital.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
