Bahia comemora 200 anos de independência

A data mais emblemática da luta dos baianos pela independência do Brasil chega aos 200 anos em 2023 e será celebrada com uma intensa programação do Governo do Estado. Ao longo deste ano, um Plano de Ações realizará mais de 40 atividades cívicas, pedagógicas e artístico-culturais em Salvador e no interior.

Para isso, o Estado está investindo em uma rede de parceiros, como universidades, escolas, historiadores, institutos, academias, parlamentares, prefeitos e meios de comunicação. O secretário da Cultura, Bruno Monteiro, explicou que as comemorações se darão em dois eixos principais.

Um será o comemorativo, passando pelas 16 cidades que fizeram parte da luta pela independência. Outro de legado, com o envolvimento da comunidade escolar. As celebrações começaram com a Rota “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, nesta quarta-feira, em Santo Amaro.

O debate percorrerá 16 cidades que fazem parte da Independência, levando seminários, palestras, aulas públicas e serviços. Até 14 de julho, o projeto visitará Saubara, Simões Filho, Candeias, Camaçari, Valença, Cairu, Jaguaripe, Caetité, Itaparica, Cachoeira, Maragojipe, São Félix, Governador Mangabeira, São Francisco do Conde e Salvador.

Para o dia 2 de julho, está prevista uma extensa programação. Em várias cidades haverá apresentação das filarmônicas que participaram de edital da Secretaria de Cultura. Todas farão parte do cortejo comemorativo, juntamente com fanfarras escolares. Nesta mesma data, em Salvador, acontecerá A Espera da Cabocla.

Ela terá uma banda musical saudando a passagem do desfile do caboclo e da cabocla pelo Largo do Pelourinho, rumo ao Campo Grande. No dia 5 de julho, esta mesma programação será realizada para o Retorno da Cabocla, na volta ao Panteão Cívico, no Largo da Lapinha.

Também será lançado um Selo Comemorativo, criado pelos Correios, e uma moeda especial em homenagem ao bicentenário, feita pela Casa da Moeda. Ainda está previsto a inauguração de um conjunto de monumentos comemorativos de personalidades heroicas, que participaram das guerras pró-independência.

As obras são assinadas pelo artista plástico Rodrigo Siqueira, com consultoria do historiador Sérgio Armando Diniz Guerra Filho e do antropólogo Vilson Caetano. A exposição itinerante também percorrerá o interior da Bahia.

O Governo do Estado fará o lançamento do caderno de Revalidação do Cortejo do 2 de Julho. A ação será no dia 25 de junho, em Cachoeira. Além do caderno, está previsto o Edital de Inventário, através do Programa Paulo Gustavo Bahia, para elaborar um inventário de manifestações culturais relacionadas à independência.

Na área da Educação, já está em andamento, até o dia 21 de junho, o Edital Diálogos Artísticos. Serão selecionadas 116 propostas artísticas, com a participação ativa dos estudantes, envolvendo linguagens como música, circo, dança, teatro, literatura, audiovisual e artes visuais, para todos os 27 territórios da Bahia.

Além disso, o Festival Educacional da Independência do Brasil na Bahia terá atividades artísticas envolvendo a comunidade escolar e o seu entorno, com apresentação de fanfarras, passeatas, carros de som, desfiles, caminhadas, cortejos e saraus em praça pública.

Também estão acontecendo os Hackathon Independências, distribuídos pelos 27 Núcleos de Tecnologia Educacional na Bahia. Com 54 equipes para atividades de desenvolvimento de software, o objetivo é elaborar o soluções para autonomia de indivíduos e grupos, em especial para emancipação de populações vulneráveis.

Ainda na programação, o VII Concurso para Escritores Escolares vai sensibilizar estudantes, professores e gestores para a importância do conhecimento histórico no processo de formação da escrita e da leitura como prática libertária. Todos os territórios de identidade serão premiados.

O espetáculo Teatro Ópera da Independência fará duas apresentações gratuitas na Concha Acústica. Com projeto da Cultura Tempo Produções, com Paulo Dourado e Dody Só, a peça revisita o passado histórico de lutas e resistência que culminaram com a Independência do Brasil na Bahia.

No mesmo local, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) fará o Concerto da Independência, apresentando canções em diversos estilos musicais. O bicentenário ainda ganhou programação especial de cinema, na Sala Walter da Silveira, nos Barris. Será possível assistir, gratuitamente, uma seleção de títulos com o tema.

O Museu Virtual Google será criado,em parceria com o Museu de Arte da Bahia, para a digitalização de acervo relacionado à Independência da Bahia. O lançamento da ferramenta será realizado nas escolas do Estado e propiciará uma experiência imersiva, trazendo conteúdo histórico e interativo para a sala de aula.

18:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro