Unis fazem paralisação nesta terça

Nesta terça, a UNEB, UEFS, UESB e UESC fazem uma mobilização de protesto contra o Governo do Estado. Os professores definiram a paralisação das atividades acadêmicas em toda a Bahia, com mobilização unificada em Salvador. Eles vão realizar ainda uma audiência pública.

Ela debaterá o papel das Universidades Estaduais no Contexto do Desenvolvimento Regional. Os professores rejeitam o Projeto de Lei de reajuste salarial anunciado pelo governador Jeronimo Souza. Depois de dois mandatos de Rui Costa sem reajuste, o governo oferece apenas 4%.

Mesmo considerando um avanço na pauta salarial como resultado da forte atuação do movimento docente, as assembleias refletiram que o reajuste não chega nem perto das perdas acumuladas e é necessário seguir em luta para reabertura da mesa de negociação.

A categoria quer aproveitar a audiência para debater o que chamam de ‘pauta cheia’: financiamento, direitos, salário, a situação do Planserv, permanência estudantil e a nossa luta para que a mesa de negociação seja retomada. "Temos uma infinidade de temas que dizem respeito a nossa realidade", dizem os organizadores.

As Associações Docentes estão há dois anos com a campanha “Reajuste Já”, que denuncia um quadro de desvalorização da categoria com 8 anos de perdas salariais. Segundo cálculos do Dieese, a corrosão do salário dos docentes nesse período foi de mais da metade do salário (53,3%).

22:22  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro