Lula passa vexame ao defender ditador
O petista Lula, que já tinha diminuído gravemente a imagem do Brasil no exterior ao defender a tomada de território da Ucrânia pela Russia, que resultou em ele ser descrito como "anão diplomático", agora se tornou um "anão diplomático" até na América do Sul, onde suas besteiras costumam ser ignoradas.
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou (foto), criticou a fala do petista sobre a Venezuela na cúpula dos presidentes da América do Sul, em Brasília. Lula afirmou que a ideia de que a Venezuela vive um regime ditatorial é “narrativa”. “Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo”, disse.
Lacalle se mostrou surpreso com a afirmação absurda e disse que o Uruguai voltou a ter um embaixador em Caracas, por isso tem o direito de opinar sobre a situação na Venezuela. “Fiquei surpreendido quando se falou que o que aconteceu na Venezuela é uma narrativa".
"Se há tantos grupos no mundo que estão tratando de mediar para que a democracia seja plena na Venezuela, que se respeito os direitos humanos, que não haja presos políticos, o pior que podemos fazer é tapar o sol com o dedo. Damos o nome que tem e ajudamos”, afirmou Lacalle Pou.
A declaração dele foi feita na mesa de reunião, na frente de Lula e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. E não foi o único. O presidente do Chile, que é de esquerda, também criticou a fala de Lula.
“Não é uma construção narrativa. É uma realidade, é séria. Tive a oportunidade de vê-la nos olhos e na dor de centenas de milhares de venezuelanos que hoje vivem em nosso país”, afirmou Gabriel Boric.
Lula ainda foi advertido no Twitter, onde postou a mesma besteira sobre a Venezuela. “O preconceito com a Venezuela é muito grande”, escreveu Lula. “Na campanha, havia muitos discursos contra a Venezuela. Diziam que o Brasil iria virar Venezuela, enquanto, na verdade, só queremos que o Brasil seja Brasil.”
Desde que foi comprado pelo empresário Elon Musk, a rede social permite que internautas podem inserir alertas em posts falsos. O tuíte de Lula ganhou o aviso “A Venezuela vive grave situação humanitária com 5 milhões de refugiados, milhares deles no Brasil. Governo Maduro é responsável por perseguição política e assassinato de opositores”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
