Itabuna recolhe cinco moradores de rua

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza fez, na manhã desta segunda-feira, o acolhimento de duas famílias que estavam abrigadas em barracas de papelão na margem do Rio Cachoeira. O secretário Josué Brandão Júnior disse que a busca ativa de pessoas pobres para receber atendimento é contínua.

Ele explica que as equipes da Coordenação de Abordagem Social encaminham as pessoas para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, no Jardim Grapiúna. Lá elas tomam banho, depois recebem um lanche ou refeição.

As razões de uma pessoa morar na rua incluem desajuste familiar, alcoolismo, consumo de drogas e perda do emprego. Muitos acabam ocupando espaços embaixo de pontes e viadutos, praças e calçadas como locais de moradia ou sobrevivência. A Semps mantém uma busca constante por essas pessoas.

O trabalho é feito entre as 8 e 17 horas, mas também recebe denúncias pelo telefone 99856-1393, que pode ser acionado 24 horas por dia, conta o coordenador Ernani Lins Júnior. Ele diz que a ação desta segunda encontrou também três pessoas embaixo da Ponte Calixto Midlej Filho.

O trabalho foi acompanhado pela Guarda Civil Municipal e pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, que removeu os papelões e tábuas. “A rotina das nossas equipes inclui visitas diárias a espaços como as pontes Góes Calmon, no Conceição, Miguel Calmon (Marabá) e Lacerda, no Banco Raso".

"Também passamos pelo entorno da Estação Rodoviária e Centro Comercial, principal local de venda de alimentos da cidade”, acrescenta Lins Junior. Além disso, há abordagens noturnas com distribuição de sopas, lanches, cobertores e, se necessário, encaminhamento das pessoas ao Centro POP Acolhimento, no Bairro de Fátima.

Nesta unidade da Semps são oferecidos albergamento, cursos e oficinas, atendimento especializado com assistentes sociais e psicólogos, além de refeições e lanches. Para concluir, o coordenador destacou que algumas ações são realizadas em parcerias com igrejas e instituições civiis.

18:50  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro