Itabuna lança Mega Mutirão de Saúde

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, lançou nesta quarta-feira o Mega Mutirão em Saúde, que acontece na Vila Olímpica de 13 a 17 de junho. Na cerimônia, no Teatro Candinha Dórea, ele explicou que a expectativa é atender mais de 16 mil usuários acima dos 14 anos que estão na fila de espera da Regulação do SUS.

O objetivo é reduzir a demanda reprimida de consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas de diversas especialidades no Sistema Único de Saúde. O atendimento incluirá pacientes referenciados pelas unidades de saúde ou identificados por busca ativa dos Agentes Comunitários de Saúde.

Augusto Castro destacou o quanto as demandas reprimidas têm impactado negativamente no fluxo do atendimento não só em Itabuna, mas nos outros municípios. “No pós-pandemia da Covid-19, as pessoas começaram a demandar por serviços de saúde, impactando no planejamento mensal das secretarias de saúde".

"O gargalo precisa ser resolvido e Itabuna dará passo significativo para mudar tal realidade. Para além do Mutirão, estamos intensificando os investimentos na requalificação das unidades de saúde e ampliação de cotas para exames e especialidades médicas”, comentou.

Ele ainda destacou o Programa de Doação de Óculos, cujo projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores, que vai distribuir mais de 4 mil óculos para a população carente, com recomendação de oftalmologistas.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, definiu a data de lançamento do Mega Mutirão como um dia feliz para o SUS em Itabuna e elogiou a estratégia do prefeito Augusto Castro. “Seria impossível reduzir as demandas num ritmo normal diante da realidade”, afirmou.

“Com o Mutirão ganharemos um novo fôlego para que possamos reorganizar nossos fluxos e dar maior celeridade nos encaminhamentos, principalmente nos casos que exigem diagnósticos especializados e encaminhamentos cirúrgicos”, disse Lívia, que dividiu o Mega Mutirão em dois momentos.

Primeiro, com consultas e exames diagnósticos, em junho. Depois, com as cirurgias eletivas demandadas. O Mega Mutirão de Saúde terá a coordenação-técnica do médico Eric Ettinger Júnior, além do doutor Paulo Sérgio Andrade, diretor da empresa Mais Saúde, responsável pelo planejamento e estruturação do Mutirão.

19:34  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro