Itabuna amplia vacinação da Influenza

A Prefeitura de Itabuna aderiu ao novo esquema de vacinação contra a Influenza, recomendado pelo Ministério da Saúde e passa a imunizar de forma simultânea toda população acima dos 6 meses. Segundo a enfermeira Camila Brito, coordenadora da Rede Frio, a medida visa aumentar a baixa cobertura vacinal.

O Ministério da Saúde recomendou a ampliação da vacinação a partir desta segunda-feira. Até o momento, aproximadamente 21 milhões de pessoas receberam a vacina contra a Influenza, o que representa cerca de 30% do grupo prioritário. O objetivo é expandir a cobertura antes do inverno, quando as infecções aumentam.

Camila explica que a orientação atende ao pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país e a meta é vacinar 90% da população.

“Desde 30 de abril liberamos o acesso à vacina contra a Influenza. Até então estavam sendo imunizados apenas pessoas que integram grupos prioritários considerados mais vulneráveis como gestantes e idosos”, lembra a coordenadora. Em anos anteriores, esta ampliação ocorria na etapa final da campanha.

“Esta nova estratégia do Governo Federal de ampliar antecipadamente o público-alvo vem ajudar neste momento de baixa procura pela vacina e de estoques cheios”, reforça Camila. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra Influenza deste ano é composta por duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e uma do tipo B (Victoria).

O imunizante é atualizado a cada ano com as cepas mais circulantes no mundo – por isso a necessidade de a vacina ser tomada anualmente. A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente.

22:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro