Itabuna acumula perda de vagas no ano
Itabuna ainda não terminou nenhum mês com saldo positivo de empregos. Em abril, eliminou mais 97 vagas, levando o total para 737 vagas perdidas em 2023. No mês, só fecharam no azul a Construção, criando 87 postos de trabalho e a Agropecuária com 3. O Comércio perdeu 7, os Serviços 59 e a Indśutria outros 121.
Apesar do acumulado do ano estar bem negativo, as perdas estão diminuindo desde fevereiro e a tendência é de zerar ou o saldo ser positivo nos próximos meses. Em abril, os empregos criados foram para pessoas de 18 a 24, enquanto as maiores perdas foram para quem tem de 25 a 39 anos, com ensino médio incompleto.
A situação so emprego em Ilhéus continua ruim, porém começa a melhorar com o saldo positivo de 62 vagas criadas em abril. O acumulado do ano ainda é negativo em 198 postos de trabalho, mas está visivelmente melhorando. Só um setor foi negativo no mês, o da Construção, perdendo 101 empregados.
O primeiro resultado positivo do ano foi ajudado principalmente pelo setor de Serviços, que abriu 104 novas vagas, seguido da Indústria com 43. A Agropecuária criou 9 empregos e o Comércio outros 7. Os novos postos de trabalho foram ocupados por pessoas de 18 a 24, com médio completo e superior completo.
A Bahia fechou abril com saldo positivo de 11.259 empregos, com o setor de Serviços liderando com 6.351 novas vagas, seguido da Indústria com 2.892, do Comércio com 1.122 e da Agropecuária com 1.132. Só a Construção foi mal, eliminando 247 postos de trabalho. Os empregos foram para pessoas de 18 a 24 anos com médio completo.
O Brasil abriu 180.005 vagas formais em abril, uma queda de 47,44% em relação a abril do último ano de Bolsonaro, quando o país ganhou 205.499 novos empregos. No acumulado do ano, o primeiro ano de Lula 3 soma 705.709 vagas, também inferior ao último ano de Bolsonaro, que criou 825.490, um número 16,9% maior. Com informações do Jornal das Sete, da rádio Morena FM.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
