Feira expõe os cafés especiais em SSA

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Café, Salvador vai sediar a I Feira Baiana de Cafés Especiais. O evento, dedicado à bebida mais consumida no mundo depois da água, será no dia 20 de maio, a partir das 13h, no pátio do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória.

Com entrada gratuita, ele promete movimentar a cena de café na cidade, reunindo produtores, marcas, fornecedores de equipamentos, donos de cafeterias e produtos associados. A cadeia produtiva é enorme, porque o Brasil é o maior produtor de café do mundo, suprindo cerca de 40% da demanda internacional.

Além disso, é o segundo maior consumidor do planeta. A Bahia, que está entre os quatro maiores produtores do país, tem a previsão de atingir um crescimento de 0,6% neste ano, com 3,6 milhões de sacas beneficiadas de café na safra de 2023, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A produção de cafés especiais no estado tem como destaque a Chapada Diamantina, explica Otto Maia, que fez a curadoria das atrações. “No ano passado, o segmento baiano produzido nesta região protagonizou o renomado Cup Of Excellence".

"Na edição 2022, além do primeiro lugar, com o produtor Antônio Rigno vencendo pela quarta vez, a Bahia teve 11 cafés entre os 30 melhores do Brasil”, destaca Otto.

Segundo a organização da I Feira Baiana de Cafés Especiais, o café especial tem relação com o aprimoramento dos processos produtivos, o cuidado desde a colheita seletiva, passando pela secagem e torra controlada. Assim há uma valorização do produto final pelos atributos sensoriais que se destacam na experiência de consumo.

“A feira é uma iniciativa que surge a partir da procura por cafés de maior qualidade e experiências sensoriais que vêm crescendo em todo o país, em especial nas capitais”, afirma a especialista Brenda Matos. Além de Otto e Brenda, a comissão organizadora tem o também especialista Pedro Desouza.

As inscrições para participar com stands, oferecer apoio ou patrocínio ainda estão abertas e o prazo vai até a sexta-feira, 11 de maio. O evento vai oferecer ciclos de palestras, feira de produtores, torrefadores e fornecedores do cenário de cafés especiais, visando integrar consumidores finais, cafeterias e o público em geral.

Uma novidade será o inédito Torneio de Latte Art. O Latte Art é uma técnica muito utilizada pelos baristas, que consiste em criar desenhos sobre o café com leite vaporizado. A ação será promovida pela marca de leite vegetal Naveia. Não precisa ser barista para participar, basta ter experiência com a máquina de espresso e vaporização.

Café Especial é aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), que vai até 100. Para isto, são avaliados Fragrância/aroma, uniformidade (cada xícara representa 20% do lote), ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização, harmonia e conceito final.

14:53  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro