Entidades pedem mudanças na cultura

Instituições e empresas que operam no mercado de cultura e eventos na Bahia fizeram uma reunião com o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, no Casarão 17, no Terreiro de Jesus. Eles falaram em nome de 74 entidades de matriz africana.

Durante duas horas o secretário ouviu e respondeu às demandas colocadas pelos representantes, que também traçaram um panorama claro do que acontece tanto com quem realiza eventos e espetáculos de grande, médio e pequenos portes em Salvador, quanto com quem trabalha o ano inteiro em suas comunidades para a cultura local.

Na pauta, o fechamento dos teatros na capital, especialmente o Teatro Castro Alves e a Sala do Coro, e a necessidade urgente da criação do Teatro Municipal de Salvador; mais os prejuízos causados pela falta de espaços e a possibilidade de se criar o teatro no Centro de Convenções.

Ele cobraram apoio aos profissionais que atuam na área, capacitação profissional, incentivo a projetos de pequeno e médio portes, criação de novos editais, melhor distribuição dos recursos, apoio aos grupos culturais que fazem o trabalho nas comunidades, intensificação do relacionamento entre produtores culturais e o trade turístico.

Tourinho esclareceu que o fechamento dos teatros está na agenda da secretaria, que busca e avalia locais para a fundação do Teatro Municipal e formatos de uso do Centro de Convenções para pautas teatrais e artísticas enquanto o TCA estiver inativo.

Ele enfatizou também a necessidade de criação de políticas públicas para atender à diversidade cultural de Salvador em suas várias dimensões, que possam viabilizar as atividades da economia criativa durante todo o ano e não só nos momentos em que acontecem eventos de grande porte, como o carnaval.

19:20  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro