Dengue aumenta 50% em duas semanas

Apesar de todos os esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti, Itabuna sofreu um aumento de 50% nos casos de dengue e chikungunya em menos de duas semanas. Por isso, a cidade entra no alerta amarelo e vem sendo monitorada pelo sistema de arboviroses da Secretaria de Saúde da Bahia.

Segundo a chefe de Combate às Endemias, Lucimar Santos, os casos de dengue já passam de 950 e os registros de chikungunya chegam a 995. É um aumento considerável e preocupante, que pode ser ainda maior por conta da subnotificação, afirma a profissional.

Ela diz que muitas pessoas com sintomas se automedicam e não procuram atendimento nas unidades de Saúde. Como elas são responsáveis por alimentar os dados do Sistema de Informação de Agravos da Sesab, os números acabam sendo menores do que a realidade, prejuicando a cidade.

“O sistema de informação precisa ser alimentado com as notificações reais, para ajudar a identificar áreas com maior número de casos da dengue, chikungunya e zika vírus. É a partir dessas notificações que reforçamos o combate ao vetor e barramos a infestação predial”, explica Lucimar.

Ela lembra que há um trabalho cotidiano dos Agentes de Endemia no combate ao mosquito, com ações como pulverização costal e perifocal com inseticida, realizada sempre no início da noite em vários bairros no centro. O controle também se dá por visitas domiciliares para eliminar focos das larvas.

Na ação educativa os Agentes de Combate às Endemias (ACE) alertam sobre a gravidade das doenças, os cuidados que cada família deve adotar principalmente no que se refere à busca do atendimento médico nas UBS ou USF. As denúncias de possíveis focos em qualquer área da cidade podem ser feitas pelo Disque-Dengue (73) 3612-8324.

19:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro