Defesa recebe dados valiosos do Inema
A Defesa Civil de Itabuna recebeu novas informações sobre o monitoramento das cheias do Rio Cachoeira e de outros rios do sul da Bahia. Os dados foram repassados pela diretora do Departamento de Monitoramento Ambiental do Inema, Adma Santos, numa visita ao município nesta terça-feira.
No encontro, foram apresentados gráficos e tabelas que mostram as cotas do Rio Cachoeira. O coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito, explicou que essas cotas são traduzidas em situações de emergência e de alerta, e que podem simular enchentes, com a visualização de seus possíveis impactos.
Quando o nível do rio atinge uma determinada cota, a depender do volume, são emitidos alertas desde a previsão do tempo, de chuvas intensas, inundação ou enchentes. “Isso nos permite agir de forma preventiva para evitar consequências mais graves, como desmoronamento de encostas, perdas materiais e humanas”, diz Kaique.
Ele lembra que a Defesa Civil já executa ações preventivas e alertas quando há previsão de chuvas fortes em Itabuna e outras cidades da região. Mas as informações repassadas pelo Inema são importantes e se somam às ações já executadas pela Defesa Civil na cidade, conclui.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
