Cyro conquista prêmio internacional
O escritor grapiúna Cyro de Mattos conquistou o Prêmio Casa das Américas 2023, com o livro "Infância com Bicho e Pesadelo e Outras Histórias". A confirmação veio do diretor Jorge Fornet, que comanda a entidade em Havana, Cuba. O Prêmio Casa das Américas inclui US$ 3000 e a edição do livro premiado em 10 mil exemplares.
Ela usa verbas do Fondo de Cultura Editorial da Casa das Américas. A comissão julgadora tinha os escritores e críticos brasileiros Mário Araújo e Clara Dias, além da crítica cubana Ingrid Brioso Riemont. Eles julgaram os livros de ficção publicados em português entre 2020 e 2022, de 452 concorrentes.
A Comissão Julgadora decidiu premiar o livro "Infância com bicho e pesadelo (e outras histórias)", de Cyro de Mattos, “por ser um livro que absorve o leitor com sua narração poética de uma leveza inquietante, que cultivam quem lê e que revelam surpreendente domínio da linguagem".
"O livro possui uma qualidade literária única, que reflete a maturidade do autor", completam. As obras "Mesmo sem saber pra onde", de JR Bellé; e "Máquina rubro-negra", de Gustavo Castanheira, receberam menções nesta categoria de Literatura brasileira. Mais de 450 candidatos concorreram na categoria Conto.
Um dos mais antigos e prestigiados prêmio de literatura do Continente, ele já teve como jurados nomes como Mário Vargas Llosa, Carlos Fuentes, José Saramago e João Ubaldo Ribeiro. Cyro se junta a premiados como Oduvaldo Viana Filho, Ziraldo, Chico Buarque, Nélida Piñon, Ledo Ivo e Rubem Fonseca, entre outros.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
